Observa Joinville reúne entusiastas da observação de aves em Pirabeiraba
-
Foto: Prefeitura de Joinville / Divulgação -
Evento promovido pela Secretaria de Cultura e Turismo atraiu mais de 60 participantes, incluindo visitantes de outras regiões
No último final de semana (6 e 7), mais de 60 pessoas se reuniram no sítio da Estrada do Pico, em Pirabeiraba, para participar do Observa Joinville - Fomento ao Turismo de Observação de Aves. O evento, que contou com a presença de joinvilenses e visitantes de diversas partes do país, foi uma oportunidade única para os entusiastas da observação de aves explorarem a riqueza da avifauna local.
Equipados com câmeras fotográficas e muita curiosidade, os participantes tiveram a chance de identificar e registrar diversas espécies de aves que se destacam na região de Joinville. O encontro proporcionou ainda uma capacitação sobre ferramentas e técnicas de identificação de aves, oferecida pelo Clube dos Observadores de Aves da Mata Atlântica (Coama) e pelo Aves Catarinenses.
Um dos pontos altos do evento foi a observação de corujas, conduzida pelo ornitólogo Leandro Corrêa. Durante as atividades, os participantes tiveram a sorte de avistar a Coruja-preta (Strix huhula), uma espécie rara com poucos registros em Santa Catarina, além de outras aves emblemáticas da região.
Wellington Marcos Machado, organizador do encontro, destacou a importância do turismo de observação de aves como uma atividade promissora para Joinville. Com 486 espécies de aves registradas, o município se destaca como uma das principais regiões para essa prática no Sul do Brasil.
Além de proporcionar momentos de conexão com a natureza, o Observa Joinville teve como objetivo capacitar os participantes para preparar áreas de observação, incluindo a instalação de comedouros e tratadores, bem como atrativos para a avifauna local
Deixe seu comentário